Mostrar mensagens com a etiqueta Curas Alternativas. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Curas Alternativas. Mostrar todas as mensagens

22/02/2011

CENTRO VETERINÁRIO HOLÍSTICO BANDARRAVET


"Centro Veterinário Holístico BandarraVet" é a nova denominação da clínica já existente, fruto de um trabalho de bastidores de mais de um ano. Oficialmente, o Centro existe desde o dia 10 de Março de 2010, data em que se constituiu como empresa. Permaneceu "oculto" por vários motivos entre os quais a exequibilidade em se concretizarem as obras e a reestruturação do espaço. Um trabalho notável elaborado pelo gabinete de Arquitectura TerraFacil (ver aqui e aqui), onde o empenho e a dedicação tornou possível um projecto bem estruturado e de vanguarda face às exigências em causa.

O presente dia foi o escolhido para divulgar um projecto que há muito urgia como necessário.

À semelhança do seu nome, o Centro Veterinário Holístico terá uma "cara" completamente renovada e com uma nova acessibilidade.


A primeira novidade prende-se com uma loja especializada de venda de produtos veterinários independente.




O Centro Veterinário Holístico terá duas novas salas de internamento, uma para cães e outra para felinos, independentes e construídas de forma a proporcionar a maior comodidade para os animais e maior funcionalidade para os profissionais. Foi uma forte aposta perante as exigências crescentes nesse sector. A sala de internamento para cães terá um parque independente, com acesso apenas pelo interior da sua sala e que poderá proporcionar acesso ao exterior para os animais em recuperação.


Como referi atrás, a consonância com o maior aproveitamento térmico natural foi estudado pela TerraFacil, onde a luminosidade será uma constante.


Privilegiamos o acesso aos clientes para as salas de internamento, sem terem a necessidade de se deslocarem pelo interior do Centro.


Um design completamente enquadrado na estrutura já existente.

A vista posterior que demonstra o hotel canino que terá um total de 11 boxes, separadas por 2 estruturas invididuais, uma para cães de tamanho pequeno a médio porte (5 boxes) e outro para cães de grandes porte (6 boxes), com maternidade em caso de necessidade.

O interior do Centro Veterinário Holístico, será substancialmente renovado, com salas específicas para tratamentos alternativos, uma sala completamente dedicada ao grooming e tratamentos com fitoterapia.

Para além deste projecto "material" existirá um novo projecto a ser empreendido no Centro Veterinário Holístico, que será o de Medicina Alternativa, onde os clientes poderão contemplar novas formas de terapias: Reiki; Fitoterapia; Cristaloterapia; Aromaterapia; Acupunctura Veterinária, Cura Quântica...

Um Centro Veterinário Holístico, que visa como objectivo principal a Cura de todo o ser que possa entrar aqui, de forma holística, ou seja, sob a forma de um Todo...

Este projecto terá a sua execução ao longo deste ano, de forma faseada e lenta à medida que as restantes partes colaterais, envolventes e inovadoras se enquadrarem.
Constantes novidades serão anunciadas ao longo do ano de 2011

Um projecto que não reflecte apenas uma parte profissional, mas também valores bem mais altos, que me fizeram enveredar por um novo e longo caminho, mas sempre, sempre para o caminho da Cura!


Maria Paula Ribeiro



29/11/2010

PALESTRA SOBRE FITOTERAPIA

Há cerca de dois meses, recebi um convite do meu amigo Rui Sousa (aqui no Facebook) representante da Husse-Guarda, para dissertar sobre a Fitoterapia e sobre a gama de produtos Husse.

Foi com enorme alegria que aceitei, pois representa uma área que me interessa muito e onde, de forma contínua e autodidáctica (por enquanto) vou ampliando os meus conhecimentos.

Posso afirmar que na BandarraVet temos feito pequenos progressos nessa área.

A Husse é uma empresa Sueca fundada em 1987, comercializa alimentos naturais (e acessórios diversos) para cães e gatos, oferecendo uma gama completa de excepcional qualidade, através da venda directa ao domicílio.

Ficam aqui os sites mais importantes da Husse:

www.husse.pt

www.husse.com


A Fitoterapia (do grego Therapeia = tratamento e Phyton = Vegetal) é o estudo das plantas medicinais e suas aplicações na cura das doenças.

É um método terapêutico que utiliza a parte activa das plantas, age em profundidade, sem agredir o organismo e estimulando as defesas mais do que substituindo-se a elas.

Como profissional e defensora da Mãe Natureza, acredito que a Fitoterapia terá um peso cada vez mais importante nas ciências de Saúde animal à semelhança do que ocorre na Saúde Humana. Não é de certo uma ciência nova pois já existe desde os tempos em que o Homem existe.

A seguir serão abordados a título exemplificativo, alguns produtos que foram explanados na palestra.

Pude dissertar acerca de dois novos produtos que sairão em 2011, onde os extractos das plantas foram cientificamente testados em Medicina Humana em 1984 mas que a título de curiosidade já eram utilizados pelos Índios Ameríndios!

O "Artro-Husse", é um complemento natural (suplementado com Sulfato de condroitina) para cães e gatos. Contribui para proteger as articulações e a dor associada.

As propriedades analgésica, anti-reumática, anti-artrítica, antiespasmódica, anti-inflamatória, fibromiosite, hepatoprotectora, periartrite são fornecidas através de duas plantas importantes: Harpagophytum Procumbens, mais conhecido por "Garra-do-Diabo" e a Calendula Officinalis, também conhecida por Calêndula.
Tem uma acção sinérgica com o Sulfato de condroitina.



O "Vermi-Husse" é um produto que contribui para uma boa higiene intestinal de cães e gatos.

Encontramos o
Allium sativum, vulgarmente conhecido por Alho; a Artemisia vulgaris, vulgarmente chamado de Absinto e o Tanacetum vulgare, vulgarmente conhecido po Malmequer do campo.

Destes três, destaco o alho, amplamente conhecido por todos nós (e já referido na Bíblia) onde possui propriedades antibióticas (utilizado na idade média para o combate à Tuberculose e febre tifóide e nas feridas dos soldados da grande guerra); expectorante; hipotensor (benéfico nas doenças cardíacas); anti-coagulante; ajuda no controlo da Diabetes e tem grandes propriedades anti-helmínticas (vermífugo).

A propriedade tóxica do Tanacetum vulgare, o "Malmequer do campo" é amplamente utilizada nos parasitas intestinais, essencialmente nos nemátodes.

A Artemisia vulgaris, ou Absinto, é usado em associações com outras plantas por ser tóxico isoladamente e é utilizado através do seu ácido absíntico nas digestões difíceis, parasitas, estados gripais (poder anti-inflamatório) e é ainda um bom colagogo (estimulante da vesícula).


O "Laxolja-Husse" um produto confeccionado a 100% de salmão fresco da Noruega. São já sobejamente conhecidos as suas propriedades anti-oxidantes e uma rica fonte de ómega 3.


O "Kristal-Husse" é um complemento alimentar especificamente desenvolvido para gato, ajuda a preveni a formação de cristais responsáveis por diversas patologias do tracto urinário.

Aqui vamos encontrar as seguintes plantas: Triticum repens, vulgarmente conhecido por trigo;
o Asparagus officinalis, vulgarmente conhecido por espargo e o Fraxinus exelsior, vulgarmente conhecido por Freixo.

Do trigo, são extraídos os seus componentes essenciais Potássio, Fósforo; Magnésio; Cálcio revitaminas do complexo B e vitamina E, essenciais ao sistema urinário.
Do espargo, um aporte vitamínico A; B e C e tem também propriedades diuréticas.
Do freixo, o tanino tem propriedades acidificantes e protector das vias urinárias.


O "Insekt Minus-Husse" é um repelente natural para cães e cavalos. Repelem insectos como mosquitos, pulgas e carraças. O spray pode ser utilizado em diversas superfícies.


O seu componente essencial é o Eucalyptus citriodora, vulgarmente conhecido por Eucalipto e bem conhecido no nosso país.
O efeito repelente do eucalipto deve-se à sua essência de nome eucaliptol.

A sua utilização como preventivo ao vector da leishmaniose é sem dúvidas uma mais valia.


A plateia continuava atenta!

Vamos continuar para a parte da Higiene!

Aqui temos 2 produtos:
O Shampoo e e o spray de Toilette.
Dos seus extractos Eucalyptus (já abordado); Lavandula angustifolia vulgarmente chamada de Lavanda e o Rosmarinus officinalis, vulgarmente chamado de Alecrim.

Já fiz uma abordagem bastante descritiva da lavanda aqui. Por isso não me irei alongar mais sobre os múltiplos benefícios desta maravilhosa planta.
O Alecrim acrescenta o seu efeito de bálsamo e o seu poder refrescante.

O "Kennel Wash-Husse", um desinfectante de instalações por ter amónio quaternário em associação às plantas enumeradas anteriormente.

Este produto "Óleo de Thérier-Husse" é uma mistura de diversos extractos de plantas:
Melaleuca alternifolia, vulgarmente conhecida por Árvore-do-chá
Macademia ternifolia, vulgarmente conhecida por Macadamia (planta Australiana)
Carthamus tinctorius, vulgarmente conhecida por Açafrão-bastardo ou cártamo;
Helianthus annuus, vulgarmente conhecida por girassol
Buxus chinensis, vulgarmente conhecida por buxo (arbusto)
Eucalyptus Globulus
Lavandula angustifolia

Este óleo contém excelentes propriedades cicatrizantes. Os seus extractos possuem capacidades antibacterianas, antifúngicas e estimulantes do sistema imunitário.

No final seguiram-se diversas perguntas.

Foi sem dúvidas uma nova e profícua experiência na minha vida pessoal e profissional.

Bem-Haja

a todo o corpo directivo da Husse, por me ter dado esta oportunidade.





Maria Paula Ribeiro

09/11/2010

A VIDA É UMA SELVA E NA SELVA SÓ SOBREVIVEM OS FORTES!


"É natural que as vezes te apeteça chorar,
Mas se o soluço te abafar a garganta,
Endireita as costas, levanta o queixo e sorri.

Ri mesmo abertamente
Frente aos que te consideram humilhado
Pois humilhante é humilhar-se os humildes.



É natural que te sintas só e te percas
Na imensidão da tua própria solidão!

Mas quando a solidão fizer na eco na tua vida,
E te sentires desesperadamente só,


Abraça o que te rodeia,
Respira profundamente e lembra-te que a vida
É um poema a longo prazo.
É um poema de heróis, não de vencidos.

Tu nasceste para vencer.


É natural que morras lentamente
Quando te afogas na saudade.

É natural que morras quando sentes o passado
Passar-te pelos dedos como nuvens sopradas pelo vento.


É natural que te vires para trás na ânsia
De caminhar para o aquém do tempo.

É natural que as lágrimas queiram rebentar dos teus olhos,
E os joelhos se queiram dobrar ao peso dos passos
Parados de quem não sabe por onde andar...


É natural que a indecisão te desespere,

É natural que te sintas confundido nos dias,

É natural que odeias o mundo que te rodeia.



É natural que para ti
As pessoas tenham um aspecto de estátuas, de drogadas, autónomas, ninguéns.

Nenhuma pessoa é ninguém.
Nem tu és o Mundo. O que é o Mundo?



Além de tudo é a força dos gigantes a espezinhar os fracos;

Fracos amordaçados com a verdade a espirrar pelos poros,
Porque a boca ficou muda,
Falta a força, não da verdade
Mas a força que torna forte, os fracos...

Assim começa a luta desigual nesta selva da vida.



Na selva só sobrevivem os fortes!

Se te apetecer chorar, ri,

Ri não compulsivamente, mas com serenidade



Se te apetecer quedar-te estático a um canto,
Sem forças para reagir...

Levanta-te e prepara-te para agires,
Mesmo que não saibas como.

Estático é que não!


Os cemitérios é que estão povoados de estátuas adormecidas,
Não deixes que os outros sintam a extensão da tua pobreza;

Não lhes mostres a tua sede, nem a tua fome, nem o teu abandono.


Tu na selva só tens de mostrar força
Não de armas,

Mas a força dos fortes, dignidade com brilho no olhar...


Se te apetecer chorar, ri
Se te apetecer fugir, fica
Se te apetecer acabar, vive

Se te apetecer comer,
Espalha as únicas migalhas do teu pão pelos pássaros!


Se os teus pés estiverem feridos das pedras dos caminhos,
Dança!

Se estiveres desesperadamente só,
Olha ao teu lado,
Há algo vivo à tua espera,


Nunca espalhes o teu sangue, a tua dor,
O teu suor, a tua vida, sem luta!

Na vida só sobrevivem os fortes.
Se és fracos, terás de deixar de os ser!


Autor desconhecido



Poema declamado em 1991 ao som desta música (clique aqui), num sarau da minha escola, em Trancoso.


Dedico a Todos, que de alguma forma, na sua vida evolutiva se sintam, enfraquecidas...

Maria Paula Ribeiro

29/10/2010

MARMELOS E SUAS UTILIDADES


É verdade, nem tudo é Veterinária! Quer dizer, ontem resolvi "assaltar" a quinta do vizinho (meu irmão) à colheita de lindos e saborosos frutos! Os marmelos!

Contudo, e como gosto de estudar e aprender, deixo-vos aqui partes do meu estudo.



O Marmeleiro (Cydonia oblonga da Família Rosaceae) é uma árvore com 3 a 5 metros de altura. Folhas alternas, pecioladas e ovais, arredondadas na base e inteiras. Flores esbranquiçadas ou rosadas.

As partes utilizadas são as folhas, flores e frutos (os marmelos), sendo estes a parte mais utilizada, por conterem óleo málico, tanino, matéria azotada, pectina, açúcar, água e vitamina C.

(
In Ervas, Usos e Saberes, plantas medicinais no Alentejo e outros produtos naturais, de José Salgueiro)


Garanto-vos que estes não têm qualquer tratamento químico....

São assim como a Mãe Natureza os deixou crescer e amadurecer.


Vamos então descrever algumas das suas utilidades e que com todo a a certeza irei utilizar nos meus pets.


Para febre, cólicas e ureia: Juntar 30g de folhas a 1 litro de água, ferver 30 segundos e deixar 10 minutos de infusão. Tomar 3 a 4 chávenas por dia.

Também dá bons resultados na cicatrização de feridas de todos os tipos, em compressas e lavagens. Para as anginas, 35g de folhas para 1 litro de água, ferver 30 segundos, deixar 10 minutos de infusão, adoçar com mel e dar gargarejos. Para o hemorroidal, ferver uma mão cheia de folhas e dar lavagens e vaporizações ao ânus, sentado num bacio.

O mesmo tratamento para frieiras.



As suas flores, também com a mesma dose e preparação, são peitorais e antiespasmódicas. O seu fruto é muito apreciado, depois de cozido ou assado, em sobremesas, doce com açúcar, em marmelada e em geleia, onde tem melhor cotação. Além de ser um bom alimento, é tónico e reconstituinte de crianças debilitadas, idosos, convalescentes, doentes do peito, etc.



Ainda o fruto, o marmelo, cortado aos bocados e fervido em boa água, fornece uma tisana tónica e adstringente, apropriada para estômagos fracos, digestões lentas, vómitos, diarreias, etc.


Já viram tantas utilidades?
Mas ainda há mais!!!

A "Jade" uma bébé Labrador continua muito atenta a lição...



Com as suas sementes ou pevides, depois de trituradas ou moídas, misturadas com azeite cru ou óleo de amêndoas-doces, faz-se uma boa pomada para a gretadura dos peitos das senhoras, queimaduras, rugas da cara, cieiro, aftas e hemorróidas, que se aplica directamente sobre os locais.

Para terminar aqui este aviso: quem sofrer de obstipação (prisão de ventre), não deve usar o marmelo, seja com que preparação for.

(
In Ervas, Usos e Saberes, plantas medicinais no Alentejo e outros produtos naturais, de José Salgueiro)


"Jade", lição aprendida!!! Vamos embora?


Pois é.... com dois contentores destes podemos fazer muitas utilidades!!!


26/10/2010

UM CASO INSÓLITO....DE CABRAS!

Por vezes acontecem pequenas surpresas que nascem do acaso.

Observei que o Batanete olhava constantemente para fora do parque. De burro, posso-vos garantir que nada tem!

É um observador nato!!!!!

Quando assomei a janela, pude observar uma lindas cabras pastando no terreno exterior ao da clínica!
Procurei o pastor....mas em vão. Apenas um cão lindo as guardava e tudo levava a indicar que era ele o único pastor!

Fui ao encontro delas, pois o mais provável seria tratar-se de um grupo de "foragidas"


Eram bem meigas e nesse mesmo instante, garanto-vos que recuei no tempo....


Um tempo longíquo, onde na minha adolescência, os meus pais tiveram um rebanho de cerca de 200 ovelhas...

Momentos que não têm palavras que as possam exprimir...

Estavam a pisar o mesmo terreno que outrora fora pisado por muitas mais...


Já falei neste post (aqui) um dos princípios que o meu Mestre me ensinou,

"respeito e sou bondoso para com o meu próximo e tudo o que vive"

Aqui o mister bode não se importou por um caloroso abraço!


Comecei o reencaminhamento do pequeno rebanho, em direcção à quinta de baixo, presumindo que pudessem pertencer ao meu vizinho.

Vamos lá...

E como podem ver, não perdi o jeito de pastora que outrora fui!

A "cabra" segue sempre o pastor!

E continuando por caminhos que outrora caminhava...

Tão lindas!

Encontrei o meu vizinho, perguntando-lhe se conhecia o dono do "meu pequeno rebanho" ao qual retorquiu que não. No entanto, e uma vez que permaneceria no seu terreno na apanha da castanha, prontificou-se em cuidar delas até aparecer o verdadeiro dono.

E assim deixei aquilo que esteve nas minhas mãos por momentos...

E à semelhança dos ensinamentos do meu Mestre (ver aqui)

"Só por Hoje, estou grato pelas muitas bênçãos recebidas"

Bem-Hajas Universo!!!


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...