31/10/2008

RAIVA

O último post suscitou algumas dúvidas pertinentes em relação à Raiva. Vou tentar descrever a doença de forma sucinta e numa linguagem menos técnica (espero eu) para que possam todos entender um pouco essa doença.

DEFINIÇÃO: Zoonose infecciosa, contagiosa e inoculável que afecta animais domésticos e selvagens de sangue quente, originando quadros nervosos de curso mortal, produzida por um rabdovírus.

ETIOPATOGENIA:
Podemos distinguir 3 estirpes de vírus:
  1. A citadina: do cão, principal vector da doença que chega a causar anualmente 60.000 mortes humanas.
  2. A selvagem: isoladas de vectores selvagens como a raposa na Europa Central e do Leste e Canadá; o morcego nos Estados Unidos, o chacal e outros canídeos selvagens na África do Norte.
  3. A fixa: estirpe laboratorial e que constitui as vacinas.


O vírus é transmitido através da saliva por mordedura e, ocasionalmente, através de aerossóis (respirar altas concentrações de vírus em grutas infestadas por morcegos foi responsável pela morte de espeleólogos). O vírus ascende pelo interior dos nervos periféricos (via centrípeta a uma velocidade de 7cm por dia), até a espinal medula e desta em direcção ao Sistema Nervoso Central, onde provoca necrose neuronal e volta desde o cérebro (via centrífuga, a uma velocidade de 10 a 40cm por dia) localizando-se nas glândulas salivares, córnea e retina, pele e gordura interescapular. Todos os cães, gatos e qualquer animal de sangue quente independentemente da raça, idade ou sexo, podem ser afectados.

SINTOMAS: No cão encontramos com mais frequência a forma furiosa com um curso de 2 a 6 dias. Iniciam-se alterações de comportamento, agitação, um constante lamber nervoso na zona mordida. O animal tropeça perante os objectos. A voz desdobra-se em 2 tons, hidrofobia (medo da água). À posteriori manifestam-se sintomas paralíticos, a mandíbula e língua descaídos, as pálpebras inactivas assim como os músculos faríngeos, laríngeos e intercostais, provocando dificuldades respiratórias.
No gato manifesta-se principalmente na forma furiosa com uma extrema agressividade e também na forma paralítica, que leva à uma lenta e morte agónica (até 12 dias).

DIAGNÓSTICO: Clínico e laboratorial
Clínico: em zonas de raiva endémica, qualquer animal mordedor deverá ficar em observação durante um período de 10 dias, onde será observado o desenvolvimento da sintomatologia, quer seja do tipo furiosa ou paralítica.



NOS CÃES E GATOS NÃO SE APLICA NENHUM TRATAMENTO



Segundo o Decreto-Lei n.º 314/2003 de 17 de Dezembro, que aprova o Programa Nacional de Luta e Vigilância Epidemiológica da Raiva Animal e Outras Zoonoses (PNLVERAZ) e estabelece as regras relativas à posse e detenção, comércio, exposição e entrada em território nacional de animais susceptíveis à raiva e a Portaria n.º 81/2002 de 24 de Janeiro:

  1. É obrigatória a vacinação anti-rábica de todos os cães de caça, animais com fins económicos, cães e gatos que participem de concursos e exposições e de todos os outros que a Direcção-Geral de Veterinária, entender declarar,..., a execução daquela acção de profilaxia médica.
  2. A vacinação anti-rábica dos gatos, por norma em regime de voluntariado, pode ser expressamente declarada obrigatória, em área a definir.

28 comentários:

Ana Cristina disse...

Maria Paula, gostei de ler, assustador mas convém saber o que é afinal...
Beijo

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa tarde Ana,

E quanto mais soubermos as coisas, quanto mais formos à essência, mais preparados nos tornamos e por conseguinte, menos assustador se torna.:)

Beijinhos e bom fim de semana.

Lucília Benvinda disse...

Olá Paula, como vai?

Estas imagens até assustam!!! lol

Pois é, amiga, os meus cachorrinhos já foram quase todos embora. Ficou uma menina muito traquina, roedora e enlameadora de sofás. É um peluche lindo!...

As duas mamãs já foram esterilizadas - quase à força e com a intervenção do Vereador da Saúde Pública da Câmara de Famalicão. Então, não é, que a chefe da LPDA, aqui do burgo, não 'nos' queria deixar entrar nos seus domínios!? Mas pronto, lá teve de 'engolir' e mandá-las ao bisturi. Tornou a dizer-me que iria receber 'carta de despedimento de sócia da Liga' - só que a bendita carta nunca mais cá chega... Ainda não percebi qual será o próximo golpe!?

Abri, de novo, um blog, mas desta vez relatando em imagens por onde tenho andado no últimos fins de semana. Conviver com a Natureza - que não sofre de 'raiva' - só às vezes... naqueles dias muito tempestuosos - mas é bom ficar encharcada, dançar à chuva ao som dos trovões... (lol) Isto já é conversa de 'dia das bruxas' - Livra!!!

Um bom fim de semana com muita alegria - eu sinto-me assim, nem parece que amanhã é dia de 'cemitério'!? Não irei... a serra do Gerês me aguarda.
Lucy

Maria Paula Ribeiro disse...

Olá Lucy,

Já fui espreitar o teu novo blogue. Fantásticas fotografias. Uma viagem como se a gente lá estivesse.
Continuo a dizer que Portugal tem lugares encantadores.

Então vai lá ao Gerês e que tenhas um óptimo fim de semana.
Agradecida pela tua visita.

Jinho grande.

Unknown disse...

Paula

Gostei de saber. Beijinho.

princesaesquimo disse...

Hello!
Bolas! Entro aqui e levo logo com uma imagem simpática. Vais ganhar muitos amigos assim, vais vais, LOL
Agora a sério, é assustador, mas é como disseste à Cristina,quanto mais soubermos menos assustador fica.
Beijinhos

Astrid Annabelle disse...

Maria Paula.
É muito bom saber as coisas.
Principalmente quando lidamos com animais.
Assim fica mais fácil identificar anomalias na saúde dos mesmos!
Estou agradecida.
Um beijo grande.
Astrid

Anónimo disse...

Bom dia Paula gostei muito de ler este post tão interessante e tão instrutivo.Eu gosto sempre de saber estas coisas.Beijinhos e bom fim de semana.

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia António

Desculpa só agora responder mas ontem tive de ir, anormalmente mais cedo a recarregar as minhas baterias, lol

"O saber nunca ocupou lugar!", não é assim?

Jinho e que tenhas um bom dia de feriado que já te vou visitar

Maria Paula Ribeiro disse...

Hello Sam,

Desculpa só agora responder mas ontem tive de ir, anormalmente mais cedo a recarregar as minhas baterias, lol

Não vou ganhar muitos amigos não. Mas se chegarem a ler tudo, vou ganhar mais instruídos!LOL LOL

E o cão só assusta,aqui não morde!

Beijinho e um bom dia de feriado.
Amanhã se não cair o carma e a trindade, lá estarei as 21.30!:)

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia madrinha Astrid,

Pois é. É bom saber...
Tornamos-nos os sábios da nossa vida!

Um Beijão muito grande.

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Mimi,

Fico contente em saber isso. Gosto de ensinar, muito.

Não devemos guardar apenas sabedoria para nós.
Uma vez passada,a sabedoria torna-se exponencialmente mais forte. :)

Beijinhos e bom feriado

Anónimo disse...

Olá Paula,
Muito agradecida por me teres esclarecido mais sobre a raiva...mas diz-me se os humanos forem contagiados não há cura para a doença e como tal conduzirá à sua morte?
Beijinhos e bom fim de semana

Anónimo disse...

Olá Maria Paula

Um pouco preocupante, no entanto, só poderá haver um surto se os humanos descuidarem muito os animais. Esperemos que isso não aconteça.

Beijinhos e até amanhã na aulinha.

Adelaide Figueiredo

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa noite Ana Cavaca,

Nos humanos há tratamento, mas deverá ser iniciado logo que haja suspeita nos humanos período de incubação pode ser longo o que dificulta ainda mais. Contudo poderá haver morte ou sequelas de foro neurológico. :(
Em zonas de riso ou profissionais de alto risco é aconselhável a vacinação, também.

Jinho

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa noite Adelaide,

Confiamos no sistema de prevenção e na OMS.

Jinho e até amanhã! :)

Anónimo disse...

Olá Maria Paula.
Assim com mais esta achega à problemática da raiva ficamos com as vacinas em dia.
Só se contagia quem não ler o artigo até ao fim...ou quem acreditar que não há animais raivosos em Portugal...
Beijinhos

Maria Paula Ribeiro disse...

Olá Neo,

Tem toda a razão. Subscrevo. :)
Beijinhos

Anónimo disse...

heart of the world ebook http://audiobookscollection.co.uk/Essentials-of-Understanding-Psychology/p219098/ online text ebook [url=http://audiobookscollection.co.uk/fr/Economic-Cooperation-in-the-Wider-Central-Asia-Region/p226793/]electronics projects for dummies ebook[/url] anarchy cookbook ebook pdf

Anónimo disse...

xda keyboard software g7bo http://buyoem.co.uk/account/history gps dispatch mapping software hardware services [url=http://buyoem.co.uk/product-36946/AoaoPhoto-Digital-Studio-Photo-Watermark-Software-5-2]best home firewall software[/url] dvd to ipod rip software
[url=http://buyoem.co.uk/fr/category-100-104/Extensions-de-logiciel]Extensions de logiciel - Software Store[/url] computer medical billing software
[url=http://buyoem.co.uk/category-2/Business?page=10][img]http://buyoem.co.uk/image/5.gif[/img][/url]

Anónimo disse...

windows based navagation software http://buysoftwareonline.co.uk/es/category-6/Programas-del-servidor-?page=2 wifi scanning software [url=http://buysoftwareonline.co.uk/fr/product-35533/Chronos-SOHO-Business-Cards-3-0-MacOSX]what software programs look like[/url] windows scada software
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/category-10/Internet?page=4]Internet - Software Store[/url] best software for web landing pages
[url=http://buysoftwareonline.co.uk/de/product-36195/Microsoft-Windows-7-Ultimate-x64-Spanish][img]http://buyoem.co.uk/image/4.gif[/img][/url]

Anónimo disse...

[url=http://onlinemedistore.com/products/emsam.htm][img]http://onlinemedistore.com/3.jpg[/img][/url]
north fulton compounding pharmacy http://onlinemedistore.com/products/atacand.htm quality markets pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/products/emsam.htm]eckhert pharmacy locator[/url]
walmart pays pharmacy techs http://onlinemedistore.com/products/kamasutra-longlast-condoms.htm praire trail pharmacy in [url=http://onlinemedistore.com/products/vigora.htm]vigora[/url]
sample pharmacy school personal essay http://onlinemedistore.com/refer-a-friend.htm circadin on line pharmacy [url=http://onlinemedistore.com/catalogue/g.htm]san francisco chinatown pharmacy[/url]
canda pharmacy http://onlinemedistore.com/products/medrol.htm brch pharmacy job [url=http://onlinemedistore.com/products/differin.htm]differin[/url]

Anónimo disse...

[url=http://redbrickstore.co.uk/products/zyprexa.htm][img]http://onlinemedistore.com/3.jpg[/img][/url]
indiana board of pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/ilosone.htm idaho board of pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/catalogue/v.htm]pharmacy leadership skills[/url]
pharmacy technician jewelry http://redbrickstore.co.uk/products/suhagra.htm rhode island hospital pharmacy list [url=http://redbrickstore.co.uk/products/mentat.htm]mentat[/url]
pharmacy sales http://redbrickstore.co.uk/products/starlix.htm chel pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/faq.htm]advanced pharmacy board of pharmacy maryland[/url]
association canadian internet pharmacy http://redbrickstore.co.uk/products/menosan.htm oze pharmacy [url=http://redbrickstore.co.uk/products/parlodel.htm]parlodel[/url]

Anónimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/catalogue/1.htm][img]http://onlinemedistore.com/2.jpg[/img][/url]
pharmacy cetirizine http://englandpharmacy.co.uk/products/actos.htm educaional requirements for pharmacy tech in texas [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/dipyridamole.htm]rite aid pharmacy class[/url]
port st john pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/hydrochlorothiazide.htm boggio pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/zaditor.htm]zaditor[/url]
us pharmacy phetermine http://englandpharmacy.co.uk/products/prometrium.htm examples of pharmacy personal statements [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/innopran-xl.htm]pharmacy benefit purchasing alliances[/url]
pharmacy leadership skills http://englandpharmacy.co.uk/categories/general-health.htm affiliate doctor online pharmacy program [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/seroquel.htm]seroquel[/url]

Anónimo disse...

[url=http://englandpharmacy.co.uk/products/sinemet.htm][img]http://onlinemedistore.com/2.jpg[/img][/url]
bleeding emulsions pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/himcolin.htm pharmacy medicines [url=http://englandpharmacy.co.uk/catalogue/y.htm]illinois compounding pharmacy[/url]
lyons pharmacy steamboat springs co http://englandpharmacy.co.uk/products/kamasutra-longlast-condoms.htm washington depot pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/cymbalta.htm]cymbalta[/url]
pharmacy font http://englandpharmacy.co.uk/products/flomax.htm bps pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/female-viagra.htm]pharmacy malaysia[/url]
etsu pharmacy http://englandpharmacy.co.uk/products/femcare.htm what is an exemptee license illinois state board of pharmacy [url=http://englandpharmacy.co.uk/products/doxycycline.htm]doxycycline[/url]

Anónimo disse...

black dating myths [url=http://freeinternetdating.info/brides/prices-of-mail-order-brides]prices of mail order brides[/url] single parents dating and long island
dating a pakistani women http://freeinternetdating.info/relationships/tweakers-relationships joey degraw dating
coock dating [url=http://freeinternetdating.info/dating/danny-bonaduce-dating-amy]right choice dating service new jersey[/url] technology and dating

Anónimo disse...

handsome boy modeling school dating game http://loveepicentre.com/success_stories/ dating sims new websites
french dating and marriage culture [url=http://loveepicentre.com]eric dowler us dating[/url] dating free online people single
descrete married dating sites [url=http://loveepicentre.com/advice/]shack up dating[/url] suar daddy dating sites [url=http://loveepicentre.com/user/GREGG/]GREGG[/url] local dating free

Anónimo disse...

online dating opinions http://loveepicentre.com/map/ interracial dating facts
who are the jonus brothers dating [url=http://loveepicentre.com/taketour/]who is ben mckenzie dating[/url] postcode dating
relationships dating advice [url=http://loveepicentre.com/success_stories/]annette howell dating[/url] amature dating sites [url=http://loveepicentre.com/user/hellzdoom/]hellzdoom[/url] punk dating site

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...