28/09/2008

145ª CONVENÇÃO ANUAL AVMA


Especialistas salientam importância da ligação entre saúde humana e animal


Realizada em Nova Orleães (Estados Unidos), entre os dias 19 e 22 de Julho, esta iniciativa reúne especialistas de vários países para apresentar as novidades em termos de investigação clínica e de outras áreas, bem como cursos, programas e actividades variados, contando ainda com uma área de exposição.
Uma das matérias em destaque neste evento foi a iniciativa "One Health", trabalhada em conjunto pela AMVA e a American Medical Association (AMA), que visa chamar a atenção para a interactividade entre saúde humana, animal e ambiental, de forma a encontrar soluções para uma melhor acessibilidade, tratamento e prevenção de transmissão de doenças entre espécies.
Neste encontro, especialistas em Medicina Humana e Medicina Veterinária debateram a importância de colaborarem na prevenção de surtos e controlo das zoonoses. Nesse sentido, Lonnie King, director do Centro for Disease Control and Prevention, National Center for Zoonotic, Vector-Borne and Enteric Diseases, sublinhou que as pessoas precisam de compreender como é que "as esferas" da saúde humana, animal e ambiental estão ligadas e, juntas contribuem para a saúde pública de forma generalizada. "Não podemos compreender os assuntos sobre a saúde humana se apenas olharmos para eles através da "lente" da saúde humana. Precisamos de entender qual o papel dos animais, dos produtos animais e do meio ambiente para produzir resultados saudáveis e responder às ameaças para a saúde humana", pelo que defende que estas "esferas" não podem continuar a ser encaradas de forma individualizada, mas no modo como estão interligadas. "A nossa estratégia para o futuro deverá passar pela ideia de que ao melhorarmos a condição de uma delas, poderemos melhorar as condições das restantes".
De acordo com a informação recolhida no site da AMVA, esta edição da convenção acolheu um total de 7641 visitantes, entre os quais 3093 médicos veterinários, 506 estudantes de Medicina Veterinária e 2218 profissionais de outras áreas.

Este artigo foi retirado da revista mensal "Veterinária Actual". Posso afirmar que finalmente poderemos encarar o futuro numa perspectiva conjunta mais empenhada entre profissionais de saúde humana e animal. Há tanto tempo desejada pela classe veterinária...

E fez-me pensar... Até no meu campo profissional se avizinham mudanças....

16 comentários:

Anónimo disse...

Olá amiga,
Gostei de saber que se realizam convenções desta importância para se perspectivarem soluções futuras em termos de saúde...sem dúvida nenhuma que as duas esferas, a humana e a animal, não se podem dissociar...

Bjs grandes

Anónimo disse...

Olá amiga

Ainda bem que estas coisas acontecem. Tudo é uma cadeia que não se pode nem deve quebrar.

Esperemos que num futuro próximo muito progresso haja sobre estes assuntos.

Olhando para a tua última frase sobre mudanças, e não tendo bem a ver com esta matéria, mas contigo, lá vem o Plutão a fazer transformação. Rima e é muito capaz de ser verdade LOL LOL

Beijinhos e até amanhã. Não chegues atrasada LOL.

Adelaide Figueiredo

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa noite Ana,

Estas duas esferas estiveram um pouco distanciadas. Prevejo que com muito bem disse Lonnie King, cada vz mais teremos de reforçar estas dus esferas.
Fiquei muito contente por terabido desta convenção.

Um bejinho grande!
Amanhã já regressa a Susana! Já vou poder ter "mais um tempinho" disponível para os amigos!:)

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa noite amiga,

A minha palavra fez eco! A última frase minha é mesmo dirigida aos meus amigos astrólogos!
Acertaste na "mouche".

Terás notícias minhas, no meu campo (assim o espero) nos próximos tempos vindouros; Quando esse grande Senhor estiver com os dois pés assentes! LOL

Mas podes esperar sentada, pois vai ainda demorar uns tempos! :)

Beijo grande.

PS: para amanhã não chegar atrasada terei de pedir a placa móvel a uma amiga minha, pois tenho mesmo problemas de net e é só mesmo à noite... sorte macaca a minha!

Ana Cristina disse...

Muito interessante Maria Paula e a mim leiga faz-me todo o sentido, espero que em breve vás a uma para atestar in loco, e trazeres as boas novas aos que não tiveram essa oportunidade.
Bjo

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Ana!

Por enquanto, só me é possível frequentar cursos e congressos em Portugal, apesar de estar atenta a alguns no estrangeiro.
Lá virá o seu tempo onde poderei não só beber sabedoria como também testemunhar a minha experiência...

Um bom dia para ti.
Beijinhos

Anónimo disse...

Olá Maria Paula,

Não sabia, mas faz todo o sentido.

Beijo

António

Maria Paula Ribeiro disse...

Olá António,

Pois faz... e acho que a vinda acelerada de zoonoses eminentes que vão surgindo, ainda faz mais sentido...

"importância de colaborarem na prevenção de surtos e controlo das zoonoses", se não me equivoco, assuntos da minha casa VI! :))))

Por isso gostei tanto deste artigo!

Jinho

princesaesquimo disse...

Olá Mary paula
Muito importante este assunto. Plutão não deixa nada de fora, nem a tua área profissional, LOL
O que são zoonoses?
Beijinhos

Astrid Annabelle disse...

Maria Paula,
sempre considerei o holismo na vida.
"...as pessoas precisam de compreender como é que "as esferas" da saúde humana, animal e ambiental estão ligadas e, juntas contribuem para a saúde pública de forma generalizada."
Sim e como!
Tem outros assuntos que envolvem a saúde animal em relação à saúde humana. Tenho vários exemplos disso. Qualquer dia eu conto,OK?
As pessoas resistem em considerar que somos todos UM...
Um beijo no coração.
Madrinha Astrid

Maria Paula Ribeiro disse...

Olá amiga Sam,

Obrigado pela tua dúvida. Acho que te vou responder no post seguinte.
Um jinho grande

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa tarde amiga,

Aguardo os teus testemunhos. Vai ser enriquecedor para todos nós. :)
Beijo grande

Anónimo disse...

Maria Paula.
Olá amiga. Tanto que fazer e mais nós, e mais eu, que não pesco nada de veterinária.
E tu sabes que o importante é o trabalho que tu fazes que tantos em todo o mundo fazem, para avalizar teorias, emendar teoremas e concretizar esquemas de actuação, que estão sempre em constante mudança na medida em que muda o sistema ambiental, e não vão poder explanar as vossas experimentações. É por isso que o teu blog assume uma importância especial, porque está perto dos utilizadores da vida, quer a dita humana, quer a dita animal e vegetal.
Beijinhos

Maria Paula Ribeiro disse...

Neo, amigo,

Não me dês na cabeça por só agora responder...bolas como foi possível Pensei que já tivesse respondido..só eu!

Há um ditado português que prezo muito: "grão a grão enche a galinha o papo"... Nunca desistir..

A nossa palavra irá fazer eco, pouco importa se cedo ou serôdio! Mas irá fazê-lo!

Um beijinho grande

Anónimo disse...

olá Paulita
Interessante!
deixo-te a minha opinião acerca do assunto:
Aquilo que me parece, é que se a raça animal, vertebrada, de 2 patitas e racional, à qual eu também me incluo, fosse educada e consciencializada no sentido de que a saúde pública depende do respeito e cuidado que cada um de nós deveria ter pelas outras espécies animais ou vegetais, poderiamos obter resultados significativamente mais favoráveis, isto por ser mos o “agente” com mais potencial “modificador” dessa cadeia.
beijito
até amanhã...ao almoço.

Maria Paula Ribeiro disse...

Amiga Lena,

Mas que bela surpresa, hein?
A minha grande amiga e companheira de mesa do famoso restaurante "O Chafariz do Vento", onde diariamente nos encontramos.

Fabulosa a tua descrição.
Naturalmente genuína, igual a ti própria.

Muito obrigado mesmo.
Beijinho muito grande! (prepara-te para o receber ao almoço!LOL)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...