23/09/2008

O EUROPEU PRETO

Muito ágil e alegre. De porte médio e pêlo duro, denso e macio, esta é uma variedade muito rara em todo o mundo e, por isso, bastante valorizada. Nesta variedade rara, a pelagem densa deve ser totalmente negra.

O Europeu Preto é, como o próprio nome indica, originário da Europa, onde já foi tido como "gato de rua". A variedade mais rara é a Preta, em virtude da dificuldade em se conseguir um exemplar totalmente negro.

A sua ascendência é um tanto obscura mas, no século XVII, Linnès, naturalista europeu que fez toda a classificação do reino animal, estudou a raça e concluiu que, ao contrário do que afirmava a lenda popular, o Europeu não era descendente de gatos selvagens que emigraram para a cidade e lá se estabeceram.

De acordo com Linnès e naturalistas holandeses que confirmaram a sua teoria, além de não possuir comportamento, ossada e porte dos selvagens, o Europeu alimenta-se como os gatos domésticos, ou seja, não come muito de uma só vez para ter reservas e só volta a comer quando sentir fome, mas come pouco, por diversas vezes.

A história desta raça diz-nos que tem a sua origem no Egipto e foi introduzida na Gália (denominação antiga da França) pelos legionários romanos, por volta do século II ou III, de onde se espalhou para vários países europeus, excepto a Inglaterra, onde sempre foi bastante raro.

Manso e alegre, o Europeu é um animal de porte médio, bastante charmoso e inteligente, que aprende com muita rapidez tudo que se lhe ensina. É activo, gosta muito de se movimentar e, por isso, prefere casas com jardim, terra, ao invés de apartamentos. Todos os exemplares da raça são bastante independentes e adoram caçar, daí a necessidade do espaço e liberdade.

De todas as variedades do Europeu, a Preta é a mais rara, pois, segundo os padrões estabelecidos, eles têm que ser totalmente pretos, sem um fio sequer de outra cor, inclusive os subpêlos e os pêlos curtos. Os olhos vão do amarelo-esverdeado ao cobre, mas para o padrão só servem animais de olhos entre o amarelo-alaranjado e o cobre, inclusive, sem nenhum traço esverdeado.

Uma particularidade é que a maioria dos filhotes nascem com uma mancha branca e com fantasmas (listras nas patas e cauda) que deve desaparecer com o crescimento, se o animal seguir o padrão estabelecido. Os filhotes de cor preta nascem também com uma cor acastanhada-acobreada que pode perdurar se ele for criado ao sol ou em lugares húmidos.

O valor do Europeu Preto não é definido pela sua morfologia, mas pela cor da pelagem e, por isso, é motivo de constante interesse por parte dos criadores, que vêm tentando conseguir purificar a variedade, para torná-la menos rara. Nas outras variedades, como por exemplo a Tabby, a preocupação dos criadores é com uma qualidade do desenho da pelagem. Além do Preto e do Tabby encontramos, também, o Europeu branco, ruivo, azul, creme e tartaruga, entre outras variedades.

O Europeu Preto é um gato companheiro e carinhoso, que pode ser alimentado com peixe sem espinhas, frango e legumes. Como não pode ficar ao sol, será importante o suplemento de cálcio em pequenas quantidades, levedura de cerveja ou oligo-elementos essenciais para melhorar a qualidade da pelagem de comprimento médio, fina, densa e macia.

Eu tenho a minha Anúbis, fêmea, uma ternura de "diabinho" com pele de cordeiro...

26 comentários:

Ana Cristina disse...

Anúbis é linda e eu muito suspeita, claro está que adorei o post, não fosse eu a deslumbrada que sou por gatos.
Beijo

Anónimo disse...

Maria Paula
Excelente dissertação sobre o Europeu Negro que me faz sentir o quão carinhoso ele deve ser para quem o respeite e ame.
Cá em casa, o fascínio é pelos de cor amarelo torrado encarniçado, não sei especificar bem a cor.
Os gatos são uma acalmia nas nossas perturbações quotidinas.
Beijinhos e bom dia

Anónimo disse...

Olá Maria Paula eu gostei muito de ler este post.Adoro gatos, a minha rafeira é preta, branca e amarela.Beijinhos da Mimi.

Maria Paula Ribeiro disse...

Ana,
Tinha só uma ligeira, ligeiríssima sensação que ias gostar do post!
Porque seria????
LOL
Ainda te vou deliciar com mais, fica tranquila...
Beijinhos

Maria Paula Ribeiro disse...

Neo,

Muito obrigado.
O teu é o chamado laranja tigrado.
Acalmia? Alguns, pq a Anúbis é mesmo diabinho, bolas...

Beijinhos e um bom dia para ti,

PS: estou em falta contigo, no teu blogue. Mas tenho de lá ir com calma para ter tempo em saborear as tuas delícias!

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Mimi,

Essa pelagem é a chamada tartaruga num post futuro irei falar nela, porque é especial!

Beijinhos

Anónimo disse...

Ola.

O europeu preto é raça rara e mais bonita na minha opinião basta conhecer a anubis.. um amor em forma de diabinho...
Bonito post. Bjs

Maria Paula Ribeiro disse...

Muito bom dia Susana!

Pois é... e só já faltam 5 diazinhos para voltares a vê-la ao vivo e a cores!
Até que enfim!!!!!!!!!!!!!!!:))))

Beijinhos

Anónimo disse...

Ai ai a contar os dias k faltam para a auxiliar regressar ao trabalho???? Isso tá assim tão mau?? Bjs

Maria Paula Ribeiro disse...

Susy,
Ficas a saber que eu sou mais rija que betão armado!
Vou-me aguentando a bronca!
Estou ansiosa para ver os teus rascunhos de post!LOL LOL LOL

Beijinhos!
Vou abrir o estaminé!
:)

Anónimo disse...

Afilhada Linda,

Ainda bem que me dás a oportunidade de falar do meu companheiro «Preto», um Europeu não puro pois tem uma mancha branca no peito. Os olhos são amarelos-cobre.

O «Preto» (nome do meu gato) tem 12 anos e já caiu por duas vezes de um 3º andar.

É meigo, companheiro e co-escreveu comigo o «Grande Livro de Orações», primeiro livro que publiquei na editora. Ainda no tempo em que ele se sentava no meu colo enquanto eu escrevia num Mac. Foi um processo que durou um ano e meio. Hoje, a minha barriga não permitiria tal coisa.

Depois, continuou a acompanhar-me em outros livros que escrevi com «pseudónimo» - lol.

No entanto, ele ainda mantém o hábito de me fazer companhia quando estou no computador. Sobe à minha mesa de trabalho e aninha-se ao lado da minha mão quando trabalho com o rato. Fica ali uma meia hora, ou mais, depois vai à vida dele. Dos 3 gatos que vivem cá em casa é o único que é co-autor daquilo que escrevo. Os outros não tentam subir para a mesa.

Ele e o Tibério têm uma relação fantástica. O Preto é o único gato que o Tibério permite que durma ao lado dele. No Inverno é certo e sabido - dormem juntos.

É o pai do Gabriel e ex-marido da Maria Fôfa. Foi ela quem se divorciou dele. lol

Vivo num rés-do-chão com um pátio grande (grande) todo cercado com uma rede alta, que na minha ingenuidade evitaria que ele fosse para os quintais vizinhos. Qual quê! Eles saltam aquilo tudo.

No Verão ele(s) gosta(m) de fazer grandes serões no pátio, em cima de uma mesa que lá está para as sardinhadas.

Também passa horas à janela num parapeito interno que arranjei para esse efeito.

O Preto adora fiambre e queijo.

Gostei imenso da descrição que fizeste desta raça.

Beijinho

António

Astrid Annabelle disse...

Maria Paula, como é bom aprender...
não conhecia esta raça! Acho lindo a Anúbis mas eu mesma gosto de cães...nunca tive maior contato com gatos.
Meu filho mais velho agora adotou uma gata que parece ser fruto de mistura de siamês...é lindinha e já conquistou os corações da família.
Mas todos os animais são de certa forma admiráveis...
Muito bonito o seu post e o seu blog. O meu netinho Raphael não quer que eu mude de página, só para ficar olhando os bichinhos! E chora se eu tirar!!! Vê o que anda provocando!!!!LOL
Um beijão.
Madrinha Astrid

Maria Paula Ribeiro disse...

Boa noite António!

"Afilhada Linda", mas que linda! LOL LOL

Lindo, lindo, lindo é o teu testemunho; a minha anúbis tb nao é pura (só se for de abandonada).

E e engraçado mesmo, a Anúbis encosta-se por trás do portátil, (deve ser do calor, chama burra!)quando não se lembra de se encostar ao braço... :(

Agora vai um raspanete de vet: fiambre e queijo!!!!!!!!
Credo, se cá estivesses no consultório ias ver os meus cabelos em franja!
Queijo e fiambre são salgados!!!Muito mau para coração e rins!!!! :((((
Abomina isso amigo, maus hábitos!

Muito obrigado amigo!
Um jinho grande e outro para o "preto" :)

Maria Paula Ribeiro disse...

Madrinha!

Uma coisa: nós não cativamos os gatos, Nunca! Eles é que nos cativam! E pelos vistos já começou contigo...

O Raphael só tem bons gostos, LOL
Ainda o hei-de ver rodeado de animais no futuro, chow´s, schnauzers, beagle, burros e gatos, e quem sabe senão veteriário! )

Um jinho enorme para ti!
:)

Anónimo disse...

Ola Maria Paula

Que belo post!
A Anúbis é mesmo linda. Lembrou-me o Farrusco que era da mesma raça, mas penso que não pura, pois os olhos dele eram amarelos mas era completamente cinzento escuro sem qualque mancha. A veterinária disse-me que era raça "comum Europeu". Talvez seja parecida com o Europeu.
Era um diabinho e uma ternura ao mesmo tempo.
Olha não tenho palavras adorei o post.

Beijinhos, é sempre um prazer vir aqui e sentir o teu bom humor.

Adelaide Figueiredo

Anónimo disse...

Maria Paula.
Quando digo que os gatos são uma acalmia, digo-o na situação em que nós estamos perturbados por algo e a simples passagenm das nossas mãos no pêlo macio, acalma o nosso nervosismo, ou stress. Gostava de ter a tua opinião.
Beijinhos e boa noite

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Adelaide

Europeu comum é o que definimos usualmente para designar o Europeu. Como muitas vezes os donos não sabem de onde vem ou qual a raça, fazemos essa decrição.

Volta sempre já qe te sintas bem! E eu também te agradeço as tuas gentis palavras.
Beijinho grande

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Neo,

Os animais em geral, e o gato incluído são exímios em perceber as nossas sensações e emoções. Concordo contigo e peço-te para ter em atenção um pormenor. Animais pretos, são ainda mais sensíveis e retiram-nos muitas das energias negativas (sensações nossas de desconforto, problemas de saúde, etc). Repara sempre num gato onde ele se deita em cima de ti. Qual a área e qual(is) o(s) orgão(s) aí localizado(s)...E medita se esta tudo bem... por vezes podes ter surpresas..

Beijinho grande

Unknown disse...

Fiambre e queijo, NÃO?

Lá vamos começar nova dieta, Preto! Em vez de uma vez por mês, passa para uma vez de 2 em 2 meses. A idade conta!

=)

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia António,

Acho que fazes bem! Boa escolha... :)
Beijinho

Anónimo disse...

Maria Paula
E não é que disseste a coisa certa.
A gata adorava colocar-se em cima do meu abdómen. E eu mais tarde vim a descobrir por exames que tinha pedra.
Mas ela adora as almofadas, será uma das razões da minha vulnerabilidade mental?
Beijinho

Maria Paula Ribeiro disse...

Neo,

Aí não te posso ajudar, LOL
Mas poderá ser sem dúvidas uma maneira de o animal te apaziguar a tua mente! :)

Um jinho :)

Anónimo disse...

Olá boa noite
A pequena e endiabrada Anubis é muito bonita...mas se calhar também sou suspeita porque como sabes eu adoro gatos...
Gostei de saber acerca da raça do Europeu Negro...
Bjs amiga

Maria Paula Ribeiro disse...

Amiga Ana,

É sempre um prazer a tua presença aqui e fico "babada" por gostares!
Aparece um dia destes ver as pestinhas!

Jinho grande

Anónimo disse...

http://prixviagrageneriquefrance.net/ prix viagra
http://commanderviagragenerique.net/ achat viagra
http://viagracomprargenericoespana.net/ viagra
http://acquistareviagragenericoitalia.net/ costo viagra

Anónimo disse...

http://achatcialisgenerique.lo.gs/ cialis pas her
http://commandercialisfer.lo.gs/ cialis pas her
http://prezzocialisgenericoit.net/ comprare cialis
http://preciocialisgenericoespana.net/ cialis

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...