04/04/2011

SAPIÊNCIA


Foi anunciado aqui, que ao longo de 2011 estaria a realizar uma pós-graduação em cirurgia de tecidos moles em animais de companhia em Lisboa.

O módulo desta semana/mês suscitou-me um enorme interesse apesar de ser maioritariamente teórico por se tratar da dor. O programa era animador: Importância do tratamento da dor; Mecanismos Fisiológicos; Como saber que o animal está a sentir dor? Métodos de analgesia; Fármacos opióides; Métodos de analgesia; Anti-inflamatórios não esteróides; Outros analgésicos; Técnicas anestésicas locais; Anestesia epidural; Métodos não convencionais de analgesia; Homeopatia; Acupunctura.

O nosso formador: Prof. Dr Stelio Pacca Loureiro Luna - UNESP - Botucatu -SP- Brasil
Um formador extremamente simpático, empático e sábio transmitindo-nos uma enorme sapiência em conhecimentos mais recentes acerca da dor.

Neste módulo seriamos também mais numerosos, por se tratar de um módulo comum às duas pós-graduações em cirurgia (ortopédica e tecidos moles), onde o convívio entre colegas se faria sentir.

O dia de Sábado foi apenas teórico e ouvir sobre fármacos que manuseiam a dor, (barbitúricos, anti-depressivos, etc) tornou-nos um pouco....


"Eufóricos"



"Em delírio"



"Sedados"



Brincadeira à parte e como dizia já no século dezanove, Charles Darwin "não há diferenças fundamentais entre o homem e os animais nas suas faculdades mentais...os animais,como os homens demonstram sentir prazer, dor, felicidade e sofrimento", estivemos na tarde de Domingo em práticas de diversos bloqueios anestésicos e Acupuntura no controlo da dor.



Os meus colegas Abel e João bem que queriam me provocar um bloqueio....


E eu ansiosa por aprender, principalmente a parte da Acupunctura!

De repente fiquei sozinha quando me viram com a agulha na mão!



Aprendi, treinei, treinei, levando comigo a certeza que irei implementar toda a sapiência adquirida nestes dias no CVHB.


E passei no teste!!!

Bem-Haja Prof. Stelio pela sapiência adquirida!


"Global e culturalmente estamos a viver uma iniciação. Estamos a sair da viagem do herói e da heroína...o processo da individuação. Uma mudança arquétipa ou iniciação ocorre quando entramos na viagem da parceria ou na viagem da tribo. A viagem de parceria...requer o espírito de cooperação e colaboração (e) exige que aprendamos a liderança colectiva e a sabedoria colectiva." Angeles Arrien


4 comentários:

Astrid Annabelle disse...

Eu me ri com as fotos Maria Paula! Muito boas. Agora não escondem o seu cansaço...vê se descansa bem esta noite e sonhe com os anjinhos..ou com as agulhas, de preferires!!!rsss
Beijos grandes e felizes por você.
Astrid Annabelle

Unknown disse...

Maria Paula

Fico feliz por ti. Hoje estou triste pois o Gabriel desencarnou esta madrugada.

Beijo.

Maria Paula Ribeiro disse...

Bom dia Astrid,

Foi um módulo muito teórico onde o Prof. conseguiu "aliviar" de forma soberba, captando sempre a nossa atenção.

Hoje aproveitei toda amanhã para descansar... Precisava mesmo....

Beijo grande
Maria Paula

Maria Paula Ribeiro disse...

António,

;((( Sabes como sou...
Um forte abraço... e estou contigo...

O Gabriel está de certo orgulhoso de ter sido teu companheiro...

Beijo grande

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...